UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

MUSEU DO HOMEM SERGIPANO

Aberto ao público em novembro de 1996, sendo órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, ocupando um prédio histórico, representativo do ecletismo arquitetônico sergipano, o Museu do Homem Sergipano (MUHSE), surgiu a partir da visão de que os espaços museais além de guardar, preservar e divulgar bens culturais, se apresentam como um dos caminhos mais profícuos para divulgação das produções acadêmicas.

O acervo do museu é constituído de peças provenientes de escavações arqueológicas, objetos e imagens adquiridos junto a segmentos da sociedade sergipana do passado e do presente. Ainda vai sendo constituído junto com as pesquisas realizadas por professores e alunos, sendo repassado à comunidade através das exposições.

A base informativa da mostra de longa duração foi a obra coletiva intitulada "Textos para a História de Sergipe", de professores de História e Antropologia, acrescida de resultados de pesquisas nos campos da Arqueologia, Geografia, Economia e Agronomia.

Soma-se aos espaços expositivos, um dos pavilhões laterais do conjunto arquitetônico, que é utilizado para mostras temporárias, onde são levados ao público resultados diversos de conhecimentos produzidos na UFS, ou mesmo mostras itinerantes de órgãos variados, que tratam de temas de interesse da comunidade.

Atingindo principalmente alunos dos primeiros e segundos graus, o objetivo primordial do MUHSE é mostrar o homem sergipano, considerando sua inserção no meio ambiente, suas diferentes formas de adaptação, seus fazeres culturais e sua história, divulgando também os trabalhos realizados pelo próprio Museu.

Assim, a UFS promove através do MUHSE a socialização de saberes, reafirmando seus compromissos e estabelecendo mais um canal de comunicação com a sociedade sergipana.



Aspecto do acervo arqueológico

Cenário representativo de classe social

Aspecto do acervo cerâmico

MÓDULOS TEMÁTICOS

  1. Território Sergipano
  2. A Ocupação Primitiva do Território
  3. A Conquista do Território e da População
  4. A Organização do Trabalho: a importância da mão-de-obra sergipana.
  5. Evidências de um Processo Histórico Dependente: a cultura do açúcar.
  6. Evidências de um Sergipe em Desenvolvimento.
  7. As Estruturas de Poder que Moldaram a Sociedade.
  8. A República Brasileira e Sergipe.
  9. As Formas de Representação da Cultura Sergipana

A - DIRETORIA;
B - AUDITÓRIO;
C - RESERVA TÉCNICA;
D - SALA DE LEITURA;
E - DIVISÃO DE MUSEOLOGIA;
F - ALMOXARIFADO;
G - SANITÁRIOS MASC;
H - COPA;
I - SANITÁRIOS FEM;
J - JARDIM;
K - DCE;
L - BLOCO DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS.

Planta do Museu


O HOMEM DE SERGIPE
SEU PROCESSO HISTÓRICO, SUAS PARTICULARIDADES E PERSPECTIVAS.

Este projeto tem na sua origem, a experiência de muitos anos do Museu de Antropologia da Universidade Federal de Sergipe, que sempre pautou sua atuação com exposições instigantes, baseadas em problemas concretos da sociedade sergipana. Procurou-se extrair do processo histórico os elementos que sustentam as particularidades de uma sociedade que ao longo dos séculos conviveu com concentração de terras e uma estrutura produtiva agrária, que foi coadjuvante da dizimação indígena e da opressão sobre o negro, que tem sua elite envolvida pela cultura literária e bacharelesca ao mesmo tempo em que as camadas menos privilegiadas da população se expressam através da oralidade e do artesanato. Essas características que aparecem em muitas regiões brasileiras, assumem um contorno especial em Sergipe e esta exposição procurará discutir esse tema.

Drª Maria Cristina Oliveira Bruno - MAE/USP

O MUHSE TEM AINDA A OFERECER AO PÚBLICO:

  • SALA DE LEITURA
    Formada a partir da doação de pesquisadores, abrigando títulos diversos voltados para a realidade sergipana.
  • EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
    O Museu apresenta temas diversos, estimulando novas visitas e reflexões, atendendo a um calendário de eventos comemorativos em relação à cultura brasileira e sergipana.
  • VISITAS ORIENTADAS
    O Projeto Museu X Escola promove uma série de atividades pedagógicas, previamente agendadas, destinadas aos diversos graus de ensino.
  • EXPOSIÇÕES ITINERANTES
    Como desdobramento do Projeto Museu X Escola, o MUHSE vem dando continuidade a atividade de assistência às escolas e espaços culturais afins, que buscam informações sobre especificidades da sociedade sergipana.

  • AUDITÓRIO
    Espaço onde são realizadas palestras, filmes, documentários e outras projeções. Alguns destes são resultantes de pesquisas realizadas pelo próprio MUHSE.
VENHA CONEHECER O MUSEU DO HOMEM SERGIPANO

Praça Camerino, 227 - centro
49.015-060 - Aracaju/SE.
Fone: (079) 214 - 1700

Segundas às sextas
Das 08:00 hs às 12:00 hs
e das 14:00hs às 17:30hs


UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

REITOR:
Prof. Dr. José Fernandes de Lima

VICE-REITOR:
Prof. Josué Modesto Subrinho

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS
Prof. Luís Leite Monteiro de Oliveira

MUSEU DO HOMEM SERGIPANO
Profa. Hélia Maria de Paula Barreto

Apoio
ARACAJU WEB DESIGN LTDA.
Este Web Site é uma cortesia.
Não é uma representação oficial.
Abril de 1999